Uma boa biblioteca é a alma de uma universidade. Por imensas razões. Quanto mais não seja, para não se reinventar o que já foi inventado. A bibliografia é um bem precioso. Mas há que ter o cuidado de não se exagerar. Uma boa tese deverá trazer algo de novo ao mundo da ciência. Caso contrário, não passará de "uma transferência de ossos de um cemitério para outro" (Frank Dobie - 1888-1964).
Interessante citação. No meu caso, esse perigo não existe. Porque ler a bibliografia é o tal mal necessário, o que me dá prazer é partir para a escrita de algo original. Existe, sim, o perigo oposto: falhar alguma leitura que venha a ser considerada "fundamental"...
Uma boa biblioteca é a alma de uma universidade. Por imensas razões. Quanto mais não seja, para não se reinventar o que já foi inventado.
ResponderEliminarA bibliografia é um bem precioso. Mas há que ter o cuidado de não se exagerar. Uma boa tese deverá trazer algo de novo ao mundo da ciência. Caso contrário, não passará de "uma transferência de ossos de um cemitério para outro" (Frank Dobie - 1888-1964).
Interessante citação.
ResponderEliminarNo meu caso, esse perigo não existe. Porque ler a bibliografia é o tal mal necessário, o que me dá prazer é partir para a escrita de algo original.
Existe, sim, o perigo oposto: falhar alguma leitura que venha a ser considerada "fundamental"...