terça-feira, 27 de outubro de 2009

PowerPoint? LOL...

Primeira impressão da segunda profe que ontem entrou na sala: dá-se desnecessariamente ao ridículo por pensar que é mais esperta do que os outros. Explico: entrou a troçar amigavelmente do profe da aula anterior, que ainda estava a escrever no quadro o seu endereço electrónico, pelo facto de o dito endereço se iniciar com as letras "lol". Perante a incompreensão dele, explicou: «"lol" quer dizer "palerma, tolo", pá! O teu filho não te explicou isso?»
O outro ficou admirado, mas não se deixou incomodar. Despediu-se e saiu. Eu tive vontade de corrigir a senhora doutora, esclarecendo que LOL é um acrónimo que significa "Laugh(ing) out loud" e apenas quer dizer que a pessoa que o usa em mensagens escritas se está a rir, mais nada. Mas que se lixe! Eu também sou assim às vezes, com a mania que sei mais do que os outros. People are just mirrors of yourself, remember?

Além disso, ela era bem intencionada. Teve a honestidade de assumir que estava ali, não para nos esclarecer sobre assuntos que realmente fossem importantes para nós, mas para que a aturássemos, simplesmente porque tinha de ser. Foi um alívio para todos.
Quanto à sua aula, podia ter sido pior. A senhora é simpática e exprime-se bem, sendo evidente que tem pela disciplina o gosto desmedido que justifica a sua dedicação a uma causa "perdida" e que nos levou a sentir uma ponta de curiosidade e interesse pelo assunto, mesmo considerando que, para a maior parte de nós, aquilo não nos dizia nada.
Pena é que os so-called "diapositivos" que mostrou estivessem todos (mais de 10) pejados de gralhas sintácticas e frases obscuras e teimosamente mal construídas, denunciando a falta de jeito da docente para expor ideias em escrita clara e concisa - capacidade a que demonstrou não ser de todo insensível, pois chegou a elogiá-la em certos autores cuja bibliografia nos recomendou.
Felizmente, a professora deu-se ao trabalho de traduzir as suas próprias palavras projectadas na parede, de outro modo o bendito PowerPoint não teria podido cumprir a sua missão pedagógica...

E para que esta crítica não seja apenas negativa, aqui ficam os pontos a favor:
a) esta professora demonstrou capacidade de organização e preparou bem a aula (com excepção da revisão do PowerPoint!)
b) usou um método pedagógico adequado (falou em pé, num tom apropriado, projectou os tópicos...)
c) teve a preocupação de indicar bibliografia específica
d) dispôs-se a enviar-nos os ficheiros com a síntese da matéria por e-mail
e) preparou uma actividade prática para a próxima sessão, que promete ser bem mais animada

Concluindo: está perdoada! LOL...

2 comentários: