quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ingarden e eu

Decididamente, Roman Ingarden e eu não nos entendemos.
Ele não responde às minhas perguntas e eu não percebo nadinha do que ele diz.


Serei só eu?
Façam-me o favor de ler isto:


Segundo Ingarden, a obra literária é constituída por vários estratos heterogéneos, nomeadamente os seguintes:



a) o estrato das formas significativas verbais e das produções fónicas de grau superior erguidas sobre elas;
b) o estrato da unidades de significação de diverso grau;
c) o estrato de múltiplos aspectos esquematizados, das continuidades e séries de aspectos;
d) o estrato das objectividades apresentadas e seus destinos; este último estrato, duplo, divide-se em correlatos das frases intencionais apresentativas e objectividades neles apresentadas e seus destinos.


Ora, é impressão minha ou isto é incrivelmente vago, absurdamente ambíguo, estranhamente abstracto?
Sinto-me completamente estúpida. Ou então escandalosamente gozada.


Desculpem o desabafo!


4 comentários:

  1. Serve, sim. Obrigada. Aliás, a ideia era essa: encontrar uma alma gémea, para não me sentir sozinha na minha aflitiva incompreensão!

    ResponderEliminar
  2. Está desculpada. Mas fique feliz, pois não está sozinha. Serve-lhe de consolação?

    ResponderEliminar
  3. Eu cá entendi perfeitamente. Mas a listagem está incompleta. Faltam ainda os seguintes:

    e) o estrato da opção monitorial sistematizada.
    f) o estrato da contingência cognitiva pragmática.

    Assim, tudo passa a fazer sentido.
    Ou não?

    ResponderEliminar
  4. Pois serve, sim, é bom saber que há mais alguém que não entende... Ah! Fez-se luz. Muito obrigada, Fernando :)

    ResponderEliminar