quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Título

O título do trabalho final de investigação deve ser sugestivo e rigoroso ao mesmo tempo, além de original, claro.
Ocorreu-me um, mas como ainda não escrevi uma linha para a tese, talvez seja cedo para pensar que é definitivo. Em todo o caso, aponto-o. Pode vir a ser perfeito!

4 comentários:

  1. Se me permite, Tikka, não pense em títulos; pense em temas. Liste-os. Veja qual é de todos aquele que lhe porovoca mais prazer imaginar-se a investigar. Então, é esse o eleito. Depois passe à fase da delimitação. Aí sim, comece a procurar uma frase simples que abarque o sentido da pesquisa que pretende fazer. Defina um objectivo ("para que quero eu fazer esta investigação?"). A resposta há-de começar por um verbo no infinito (demonstrar, provar, evidenciar, mostrar, deduzir, etc.). Quase em simultâneo, tente encontrar o tal "problema" de que já lhe falei (é nele que reside a parte inovadora da tese, o "campo de operação" do seu trabalho futuro).
    Enfim, não comece por um título; comece por um tema. De preferência, um tema sobre o qual já saiba alguma coisa ou pelo qual sinta uma grande curiosidade.
    Nunca esqueça que fazer um doutoramente (tal como um mestrado) passa por duas fases distintas: a da investigação e a da redacção da síntese da investigação, ou seja, da tese. Entre uma e outra existe um elemento de ligação chamado ficha de leitura. Vão ser elas as suas companheiras de redacção e já não as fontes documentais ou bibliográficas. Sem fichas de leitura escreve-se e reescreve-se a tese; com fichas de leitura só se escreve (uma vez) e emenda-se.
    Boa sorte para si e bom trabalho de ordenação de temas. Seja disciplinada; faça uma coisa de cada vez. Agora, dedique-se só a escolher o tema. Depois delimita-o, mas é depois.

    ResponderEliminar
  2. As malditas "gralhas" escapam sempre. É provoca e não porovoca como está escrito.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada e bem-vindo, L.A. de Fraga! No entanto, devo esclarecer que nem tudo o que faço está expresso neste blogue. Se estou a pensar num título é apenas porque já trabalhei no tema e até dei aulas sobre ele. Sei que houve um texto para trás em que referi não saber que tema escolher, mas na verdade as coisas não são bem assim. Foi uma forma simplista de dizer que, dentro do tema que escolhi, não sei bem qual a questão, ou problema, que devo colocar. Por razões de privacidade, não revelo tudo, entende? Na realidade, tenho muito mais trabalho já feito e mais ideias sobre o que vai ser a minha tese do que pode parecer.

    ResponderEliminar