domingo, 25 de setembro de 2011

Unindo o útil ao agradável

Fico feliz quando uma leitura que escolhi para as horas de lazer se me revela útil e inspiradora para o trabalho de investigação. É ouro sobre azul, como se costuma dizer. E esta foi. Aqui fica um excerto:


«os homens o que querem – o que queremos – é ser humanos, não instrumentos nem bichos. E queremos também ser tratados como seres humanos, porque a humanidade é algo que em boa medida depende do que fazemos uns com os outros. Explico-me melhor: o pêssego nasce pêssego, o leopardo chega ao mundo já como leopardo, mas o homem de maneira nenhuma nasce já homem e nunca chegará a sê-lo se os outros nisso o não ajudarem. Porquê? Porque o homem não é somente uma realidade biológica, natural (como os pêssegos ou os leopardos), mas também uma realidade cultural.»

Fernando Savater, Ética para um Jovem


1 comentário:

  1. Muito bem observado. Em Sociologia diz-se que o Homem nasce nu. Nu por não vir armado de todas as condições de sobrevivência. O Homem é um produto da sociedade. Por isso não há homens diferentes, mas sim sociedades diferentes e, normalmente, o que nos separa são questões meramente sociais, do âmbito cultural.
    Fico satisfeito que tenha feito mais uma descoberta útil para a sua tese. As "pedras" estão a juntar-se no grande "estaleiro" da sua mente para serem trabalhadas, desbastadas e colocadas umas sobre as outras e darem um lindo "edifício" do qual se vai orgulhar. Vamos todos unir esforços mentais para lhe dar o alento de que necessita.

    ResponderEliminar