A faculdade disponibiliza, no portal Internet, um modelo de formatação do trabalho final a entregar no fim do próximo semestre, e também nos informa sobre os requisitos de conteúdo, o limite de páginas e o número de cópias a entregar (3 em papel e uma digital). Está tudo tão facilitado, que até parece uma tarefa simples!
Mas na verdade, vai ser complicado, pelo menos para mim, que ainda nem sei muito bem o que pretendo. É preciso ter uma ideia muito clara a esse respeito e saber exactamente o que já foi feito na mesma área, porque o trabalho consiste precisamente em explicar isso: o que me proponho fazer e qual o estado actual da investigação nesse campo.
Quem me ajuda? (Pergunta retórica, claro).
Acho que só precisava de conversar com alguém que me desse umas luzes, que me fizesse pensar. Não quero que me dêem ideias feitas, apenas a inspiração para que elas me surjam!
Se o chamado Trabalho Final é o 1.º Capítulo da Tese, então quer dizer que é o capítulo introdutório ou metodológico; é alí que vai definir o tema da sua Tese, o objectivo, o problema, a justificação para a escolha, a fundamentação teórica, o índice provisório e a metodologia a seguir na investigação. Para que isto seja possível ou já tem um tema escolhido ou não tem. Em qualquer dos casos terá de fazer uma pesquisa bibliográfica exploratória para ver junto da BN e da biblioteca da Faculdade as teses que já foram feitas sobre o tema geral que pretende trabalhar. Depois disto e da respectiva consulta das teses que já trataram do tema seu preferido há que objectivar a delimitação do seu tema, isto é, tem de procurar o "espaço" inovador dentro do tema. Concluída esta fase terá de continuar a pesquisa bibliográfica para encontrar os autores que teoricamente já tomaram posição sobre o tema geral e, em seguida, tentar definir o problema que pretende demonstrar, sem esquecer que é mais fácil se começar por o definir sob a forma de uma pergunta. A partir daqui tem os elementos todos necessários para poder começar a ensaiar a escrita da Introdução do seu trabalho.
ResponderEliminarEstá claro que, sem delimitação do tema, sem problema e sem objectivo, não consegue ir a lado nenhum.
Sobre este tipo de metodologia existem vários livros que ajudam um pouco, mas tudo depende do conhecimento antecipado que se tem do tema e problema que se desejam trabalhar; se se vai para uma "corrida" desta natureza sem algumas balizas já estabelecidas fica-se perdido e eu não acredito que seja esse o seu caso.
Terei ajudado nalguma coisa?
Muito obrigada! Na verdade, não me disse nada que eu não soubesse. Como já tive oportunidade de confessar, eu tenho uma ideia mais definida do que aquilo que dou a entender, embora menos definida do que seria desejável, como sugere. Em todo o caso, já estive com as teses "semelhantes" na mão e tenho um embrião de ideia que me parece, mesmo assim, original e que até pode ser formulado como uma questão. O meu problema é não ter falado com nenhum professor sobre isso e consequentemente não saber se a ideia é absurda, insuficientemente interessante ou perfeitamente viável.
ResponderEliminar